segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Quem diria: tem um manjericão no meu bentô!

No meu bentô tem: gohan com umê, sobrecoxa de frango assada (temperada com alho e suco de laranja), batata, cenoura e batata-doce assadas (temperadas no vinagre balsâmico)  e salada de pepino com kani e gergelim torrado. Sobremesa: pedacinhos de pera e manga e folhinhas de hortelã.
Foto: Takahashi.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sexta é dia de lamen!

É bacana ver como algumas pessoas aqui da criação começaram a aderir ao bentô. Além dos nossos almoços ficarem mais divertidos e com certo “clima família”,  galera anda comendo bem na sombra e com comida fresca.
Bom final de semana a todos e nos vemos na segunda!
No meu bentô tem: lamen com tiras de carne bovina, shimeji, ervilha torta, vage, pimentão, cebola e cebolinha, cozidos na mateiga com shoyu. Sobremesa: pedacinhos de manga no suco de laranja.
Foto: Takahashi.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Milho pra que te quero verde!

No meu bentô tem: niguiri com nori e tempero de peixe, sobrecoxa de frango grelhada com cebola, milho verde, brócolis no vapor, umê e manju de sobremesa (bolinho com doce de feijão, comprado na mercearia japa aqui perto da agência).
Foto: Takahashi.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Frango fica ainda melhor com shitake!

No meu bentô tem: niguiri com nori e gergelim torrado, tiras de frango grelhado com shitake , abobrinha e beringela grelhadas, conserva japonesa, ovo de codorna e gelatina de sobremesa.
Foto: Takahashi.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Prato do dia

No meu bentô tem: niguiri com nori e gergelim torrado, coxinhas de frango e cabocha (abóbora japonesa) assados, umê, brócolis e ovo de codorna.
Foto: Takahashi.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Prato do dia

No meu bentô tem: gohan com gergelim torrado, picadinho de carne com abobrinha, milho cozido, umê (ameixa japonesa) e saladinha harussami (macarrão de arroz) com shitake e minicenouras.
Foto: Kimu.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prato do dia

No meu bentô tem: gohan com tempero de peixe, tiras de frango grelhado, brócolis, mandioquinha, umê (ameixa japonesa), conserva japonesa e saladinha de tomates com gengibre.
Foto: Takahashi.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Prato do dia

No meu bentô tem: Para hoje temos: gohan com umê, tiras de carne, ervilhas, cenoura, beringela grelhada, batata doce e ovos de codorna.
Foto: Takahashi.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Prato do dia: "não fui eu que fiz".


Bentô do restaurante Tanuki: gohan, frango empanado, pastel de salmão, bardana e cebolinha em conserva e missô. Foto: Takahashi.


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Prato do dia

No meu bentô tem: tiras de carne na manteiga, com shimeji, shoyu e cebolinha; milho verde cozido; onigiri (bolinho de arroz japonês) com tempero de peixe; pepinos enrolados com nori (alga) e umeboshi (ameixa japonesa em conserva). Foto: Takahashi.  

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Prato do dia

Este é 1º bentô que eu faço e fotografo. Confesso que fiquei um pouco perfida na hora de disponibilizar os ingredientes. Espero que com o tempo eu ache o rumo. Quem sabe.



No meu bentô tem: gohan, lombo com ameixa, ovo, saladinha, pepino, quiabo com shoyu e açúcar e conserva japonesa.


Muito prazer, obento.

Bom, a partir de agora, você poderá acompanhar meus bentôs diários. E tirar fotos foi a maneira que eu encontrei de acompanhar a minha evolução na produção de cada um deles.

O obento é muito mais que uma marmita e a boa apresentação aliada à variedade dos alimentos é o que rende excelentes resultados. Ah, e antes que alguém diga que comeria dez vezes o tamanho de uma marmitinha japonesa, aí adianto que já não estaremos falando mais do mesmo obento.

Isso porque o prato é feito de pequenas quantidades e, como eu já disse, com variedade. Comida colorida é sinônimo de boa comida. E por aí vai. Por hora, é isso. Ao longo dos posts vamos falando mais sobre o assunto.

Já ia me esquecendo: não, não sou especialista em comida japonesa, não sou nutricionista e nem dona de restaurante. Gosto de cozinhar, adoro comida japonesa (aliás, adoro comida) e fazer o bentô foi apenas uma maneira de comer melhor.

Bom apetite e até já.